Estado adota inteligência artificial em processos administrativos

Controladoria Geral do Estado implementará sistema inteligente para acelerar tramitação e reforçar capacidade analítica no SEI. 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a adoção de inteligência artificial (IA) como parte de uma estratégia para modernizar e tornar mais eficiente a gestão pública. A medida será implantada inicialmente pela Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ), que passará a utilizar a tecnologia nos Processos Administrativos Eletrônicos (SEI), com o objetivo de acelerar a tramitação interna e ampliar a capacidade de análise técnica de seus servidores.

A iniciativa marca o início do uso sistemático da IA por órgãos do governo estadual e representa um avanço significativo no processo de transformação digital da administração pública fluminense. A implementação está prevista para ocorrer ainda neste mês, com a integração da Solução ANIA — ferramenta baseada em inteligência artificial — ao ambiente do SEI.

De acordo com o governador Cláudio Castro, a incorporação de novas tecnologias tem como meta gerar mais agilidade na execução de tarefas e aumentar a produtividade do funcionalismo. “Essa iniciativa reforça o compromisso do nosso governo com a inovação, além de contribuir para a agilidade dos processos e com o aumento da produtividade dos servidores. Assim, garantimos mais resultados para o Estado do Rio de Janeiro e, consequentemente, para a sociedade fluminense”, destacou.

Solução ANIA será aplicada de forma gradativa

A ferramenta a ser adotada é a ANIA.SEI, um módulo que se integra ao sistema de processos eletrônicos e que já passou por testes de integração, devendo entrar em funcionamento nos próximos dias. A implantação ocorre em parceria com a Secretaria de Transformação Digital, por meio do Proderj, e será feita de maneira gradual para assegurar uma adaptação segura e estruturada por parte da equipe técnica.

Segundo o controlador-geral do Estado, Demétrio Farah, a expectativa é que a nova tecnologia contribua diretamente para o aumento da eficácia nas análises e na tomada de decisões administrativas. “O uso da inteligência artificial irá aperfeiçoar as análises dos processos, no âmbito da CGE-RJ, e contribuirá para a tomada de decisões com mais celeridade e assertividade”, afirmou Farah.

O sistema ANIA é projetado para reconhecer padrões, analisar dados e auxiliar na identificação de informações relevantes, o que deve otimizar o tempo dos analistas e permitir que os servidores se dediquem a etapas mais complexas e estratégicas dos processos.

Projeto conta com apoio de especialista em transformação digital

Para orientar a aplicação prática da iniciativa, a CGE-RJ está contando com a colaboração do secretário de Controle Externo de Governança, Inovação e Transformação Digital do Tribunal de Contas da União (TCU), Wesley Vaz. Reconhecido como uma das principais referências nacionais na implementação de tecnologias emergentes no setor público, Vaz está contribuindo com sua experiência e com uma metodologia própria de viabilização de projetos digitais, fundamentada em vivências institucionais e aprendizados acumulados ao longo dos anos.

A Controladoria acredita que a adoção da IA poderá se estender a outras esferas do governo estadual futuramente, impulsionando ganhos de eficiência, transparência e controle. A iniciativa também se alinha aos esforços do estado em promover a transformação digital de serviços públicos, com foco na inovação como ferramenta de aprimoramento da gestão.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *